Pontos turísticos de Roma para visitar

Conheça agora os principais pontos turísticos de Roma.

Mesmo sem pesquisar a respeito, você provavelmente já deve conhecer muitos dos pontos turísticos de Roma. 

Afinal, Roma é a Cidade Eterna, capital da belíssima Itália e sem nenhum exagero, é um verdadeiro museu a céu aberto, com belezas sem igual.

A civilização romana antiga contribuiu grandemente para o desenvolvimento das artes, literatura, arquitetura, direito, tecnologia, religião, governo e da linguagem no mundo ocidental e sua história continua a ter uma grande influência sobre o mundo em que vivemos. 

principais pontos turísticos de roma

Roma é considerada um dos berços da civilização ocidental. Visitar seus pontos turísticos é muito mais que tirar belas fotos.  

Conhecer os monumentos de Roma é aprender mais sobre o Império Romano, é apreciar a arte e compreender um pouco mais sobre a cultura da civilização que tanto inspirou os povos ocidentais. 

Achamos importante destacar os principais pontos turísticos de Roma para auxiliar você a planejar sua visita à Cidade Eterna. 

Vamos lá?

Confira os principais pontos turísticos de Roma:

Coliseu

O Coliseu é, sem dúvida, o monumento mais importante da capital italiana.

Em 2007 ele foi eleito, informalmente, uma das sete maravilhas do mundo moderno. E não é?!

Suntuosa, sua edificação iniciou em 72 d.C e foi concluída em 80 d.C, sendo o maior anfiteatro já construído. O Coliseu poderia abrigar um público entre 50 mil e 80 mil espectadores, com uma audiência média de aproximadamente 65 mil pessoas.

O edifício era usado para combates de gladiadores e espetáculos públicos, tais como simulações de batalhas marítimas, caças de animais selvagens, execuções, encenações de batalhas famosas e dramas baseados na mitologia clássica.

Estando por lá, você poderá visitar seu interior que é muitíssimo interessante, sendo esta uma atração paga.

Endereço: Piazza del Colosseo, 1, 00184 Roma, Itália.

Metrô: Colosseo

Fórum Romano e Palatino

Passear pelo Fórum Romano é transportar-se ao coração do Império Romano. 

Durante séculos, este foi o centro de poder e da vida pública romana.

Aqui ocorriam cerimônias, eleições, discursos públicos, processos criminais, confrontos entre gladiadores e também funcionava como centro dos assuntos comerciais. 

A visita ao fórum romano consiste mais em conhecer suas ruínas e imaginar como funcionavam essas construções de grande importância cultural. 

Endereço: Via della Salaria Vecchia, 5/6, 00186 Roma, Itália.

Metrô: Colosseo.

Bocca della Verità

A Boca da Verdade é uma escultura de mármore que fica no pórtico de Santa Maria in Cosmedin. Acredita-se que a escultura era parte de uma fonte. 

A mais famosa característica da Bocca é seu papel como detector de mentiras.

Desde a era medieval, diz a lenda que se alguém contar uma mentira com a mão na boca da escultura, ela se fecharia “mordendo” a mão do mentiroso. Estando lá, por quê não experimentar? 

Endereço: Piazza della Bocca della Verità, 18, 00186 Roma, Itália.

Metrô: Circo Massimo.

Fontana di Trevi

A maravilhosa Fontana di Trevi entra naquela lista de monumentos ao ar livre que transforma Roma num verdadeiro museu a céu aberto.

É também um dos ícones da cidade, um lugar que vive repleto de turistas que adoram observar a fonte e fazer pedidos jogando uma moeda em suas águas.

Durante à noite, a fonte ganha uma iluminação muito bonita, vale muito a pena conferir. 

Endereço: Piazza di Trevi, 00187 Roma RM, Itália.

Metrô: Spagna.

Pantheon

O imponente Pantheon, construído entre 27 a 14 a.C, é um dos monumentos mais bem preservados da Roma Antiga.

Um templo dedicado à todos os deuses, permaneceu em uso por toda a sua história. Atualmente é dedicado à Santa Maria dei Martiri.

A arquitetura do Panteão impressiona: são 16 colunas coríntias que sustentam sua entrada. Seu interior abriga uma cúpula abobadada tomada por alvéolos em formato quadrangular. No topo se encontra uma abertura circular com 9 metros de diâmetro que permite a entrada de um fecho de luz no recinto.

Dentre outras figuras importantes, aqui estão as sepulturas dos pintores Rafael e Annibale Carraci, além dos monarcas Vitor Emanuel II e Humberto I.

Sua visita é gratuita, não deixe de conhecer!

Endereço: Piazza della Rotonda00186 Roma, Itália.

Metrô: República.

Piazza Navona

Uma das mais famosas praças de Roma é a Piazza Navona.

A Navona abriga três belas fontes (Fontana dei Quattro Fiumi, Fontana del Moro e Fontana del Nettuno) e é muito alegre, cheia de cafés, restaurantes e artistas de rua.

Ela passou de fato a caracterizar-se como praça nos últimos anos do século XV, quando o mercado da cidade foi transferido do Capitólio para lá. Aqui também está localizada a sede da Embaixada Brasileira.

A Piazza Navona fica a menos de 15 minutos a pé da Fontana di Trevi e 5 minutos do Panteão, o que faz desses pontos turísticos de Roma um trio perfeito para visitação conjunta.

Endereço: Piazza Navona, 00186 Roma, Itália.

Metrô: República.

Piazza del Popolo

Nesta praça está situada a igreja Santa Maria del Popolo, que acolhe obras artísticas de Caravaggio como “Conversão de São Paulo” e “Crucificação de São Pedro”.

Há ainda, algumas esculturas de Andrea Bregno e de Gian Lorenzo Bernini, como o órgão sobre dois anjos em bronze.

Ainda na Piazza del Popolo, localizam-se duas igrejas simétricas, a Santa Maria in Montesanto e a Santa Maria dei Miracoli.

Outro monumento belíssimo situado na praça é o Obelisco Flaminio. Com 24 metros de altura, ele foi construído no tempo dos faraós Ramsés II e  Merneptá (1232-1220 a.C.) e levado para Roma por Augusto e anteriormente colocado no Circo Máximo.

Atualmente, a Piazza del Popolo é um dos principais pontos turísticos de Roma. 

Por aqui ocorre a queima de fogos de artifício em datas importantes, como por exemplo, durante o dia de São Pedro (29 de junho) e durante a virada do Ano (01 de janeiro).

Endereço: Piazza del Popolo, 00187, Roma, Itália.

Metrô: Flaminio.

Piazza di Spagna e suas escadarias

A Praça da Espanha é conhecida pela sua famosa escadaria, com 135 degraus que vai até a igreja ao alto do morro, a Trinità dei Monti.

O alto da escadaria tem uma bela vista da cidade, além de funcionar como ponto de encontro de jovens, moradores e turistas que descansam, conversam e podem observar Roma sem muita pressa.

Seu nome é uma referência ao Palazzo di Spagna, sede da embaixada do Reino da Espanha à Santa Sé.

Endereço: Piazza di Spagna, 00187 Roma, Itália.

Metrô: Spagna.

Castelo de Sant´Angelo

O Castelo de Santo Ângelo já serviu de residencia para nobres e papas e atualmente abriga um museu.

Ele está localizado na margem direita do rio Tibre, diante da Ponte de Santo Ângelo, muito próximo do Vaticano e em seu andar superior é possível ter uma bela vista de Roma, do Vaticano e do rio Tibre.

Endereço: Lungotevere Castello, 50, 00193 Roma, Itália.

Metrô: Ottaviano.

Piazza Venezia

A Piazza Venezia é uma grande praça, dominada pelo enorme monumento a Vittorio Emanuele II (“Il Vittoriano”, uma homenagem ao primeiro rei da Itália Unificada). 

Muito bonita, é um dos pontos turísticos de Roma. 

Endereço: Piazza Venezia, 00186 Roma, Itália.

Metrô: Colosseo.

Rio Tibre

Desde a fundação de Roma, o rio Tibre (Tevere) foi a alma da cidade.

É possível realizar um passeio de barco pelo rio, inclusive, com direito à musica ao vivo, aperitivos ou mesmo jantar.

O cruzeiro passa por diversas pontes e atrações de Roma, como o Castelo de Santo Angelo e Piazza del Popolo. O circuito comum dura cerca de 1 hora. 

Vaticano

Roma é a única cidade no mundo que tem em seu interior um país inteiro, o enclave do Vaticano, que por outro lado, é a menor entidade territorial do mundo – com menos de 0,5 km² e com pouco menos de 900 habitantes.

O Vaticano é a sede da Igreja Católica e a residência oficial do Papa.

Estando por aqui, é possível conhecer a Basílica de São Pedro, o Museu do Vaticano e a Capela Sistina, locais com obras-primas de Michelangelo e Rafael, como “Pietà”, “O Juízo Final” e “Escola de Atenas”.

PIetà de Michelangelo

Pietà de Michelangelo

Metrô: Ottaviano

Então é isso, uma pequena lista para ter uma ideia dos principais pontos turísticos de Roma.

É claro que tem muito mais conhecer se perdendo e caminhando pela cidade: são inúmeras fontes maravilhosas, decorações belíssimas, restaurantes e até mesmo as lambretas que passam deixam aquele charme italiano no ar.

Aproveitem muito essa cidade incrível!

Deixe seu comentário! 😉

 Você sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa? 

Agora que você já conhece os principais pontos turísticos de Roma, outra dica valiosa que sempre destacamos é a importância do Seguro Viagem. Para cotar seu Seguro Viagem Internacional, clique neste Site de Busca de Seguros On-Line. É garantia de economia, isso sem contar que dá p/ parcelar em 6 sem juros! Não deixe de conferir.

VEJA TAMBÉM:

Valéria Durães

A idealizadora e autora do Grupo Viajar é advogada por profissão e blogueira por paixão. Adora conhecer novas culturas, línguas e locais, assim como tem paixão por fotografia e história. Estudiosa e entusiasta sobre roteiros de viagem, tem como objetivo ajudar você a tirar do papel aquela tão sonhada viagem, organizando e deixando tudo com a sua cara, através de informações práticas e pequenas dicas.

Você pode gostar...