Roteiro de 1 dia em Roma (pela primeira vez)
Confira o roteiro de 1 dia em Roma que preparamos para você!
É bem verdade que apenas um dia em Roma é muito pouco e se aceitar nosso conselho, sugerimos que tente ficar mais tempo. O mínimo seria ficar de 3 a 4 dias e ainda assim, teria que deixar vários passeios bacanas de lado.
De toda forma, independente do motivo que levou você a ficar apenas um dia em Roma este roteiro merece ser muito bem montado.
Com esse roteiro de 1 dia em Roma, você vai:
- Se encantar pelo Coliseu e andar pelo Fórum Romano;
- Visitar a Piazza Venezia;
- Conhecer o imponente Pantheón e comer uma bruschetta inesquecível;
- Andar pela Piazza Navona e conhecer suas fontes;
- Se deslumbrar com a maravilhosa Fontana di Trevi;
- Conhecer a famosa escadaria da Piazza di Spagna;
- Entrar na murada Cidade do Vaticano e conhecer a Praça e a Basílica de São Pedro;
- Apreciar o suntuoso Castelo de Sant´Angelo e ver o Rio Tibre;
- Passear e comer no delicioso bairro de Trastevere.
Vamos dividir por períodos para que você possa se programar.
Roteiro de 1 dia em Roma
Manhã
Coliseu, Forum Romano, Pantheón e Piazza Navona
Você só tem um dia na Cidade Eterna, portanto, vamos fazer de tudo para aproveitar ao máximo!
O primeiro local a visitar será o mais imponente dos monumentos de Roma: o Coliseu.
Ele abre para visita a partir das 08:30.
Portanto, procure acordar cedo, coma algo rapidinho e siga para a estação do metrô mais próxima em direção ao monumento.
O nome da estação que você deverá descer é bastante óbvio: Colosseo (rs).
Este, sem dúvida, é o monumento mais importante da capital italiana.
Em 2007 ele foi eleito, informalmente, uma das sete maravilhas do mundo moderno. E não é?!
Suntuosa, sua edificação iniciou em 72 d.C e foi concluída em 80 d.C, sendo o maior anfiteatro já construído. O Coliseu poderia abrigar um público entre 50 mil e 80 mil espectadores, com uma audiência média de aproximadamente 65 mil pessoas.
O edifício era usado para combates de gladiadores e espetáculos públicos, tais como simulações de batalhas marítimas, caças de animais selvagens, execuções, encenações de batalhas famosas e dramas baseados na mitologia clássica.
Estando por lá, você poderá visitar seu interior que é muitíssimo interessante, sendo esta uma atração paga.
Quando comprar o ingresso para visitar o Coliseu, já estará incluso o passeio pelo Forum Romano, que você poderá acessar numa curta caminhada.
Passear pelo Fórum Romano é transportar-se ao coração do Império Romano.
Durante séculos, este foi o centro de poder e da vida pública romana.
Aqui ocorriam cerimônias, eleições, discursos públicos, processos criminais, confrontos entre gladiadores e também funcionava como centro dos assuntos comerciais.
A visita ao fórum romano consiste mais em conhecer suas ruínas e imaginar como funcionavam essas construções de grande importância cultural.
Após estas visitas através dos séculos, vale caminhar de volta até o Coliseu, seguindo por mais 1,5 km (cerca de 20 minutos) até a Piazza Venezia.
A Piazza Venezia é uma grande praça, dominada pelo enorme monumento a Vittorio Emanuele II (“Il Vittoriano”, uma homenagem ao primeiro rei da Itália Unificada).
De lá, siga por mais 800 metros até chegar ao Panthéon.
Aqui você poderá visitar o monumento e dar uma parada para recuperar o fôlego comendo uma deliciosa bruschetta de frente para o Pantheón – aqui estão várias opções de restaurantes para você curtir.
O imponente Pantheon, construído entre 27 a 14 a.C, é um dos monumentos mais bem preservados da Roma Antiga.
Um templo dedicado à todos os deuses, permaneceu em uso por toda a sua história. Atualmente é dedicado à Santa Maria dei Martiri.
A arquitetura do Panteão impressiona: são 16 colunas coríntias que sustentam sua entrada. Seu interior abriga uma cúpula abobadada tomada por alvéolos em formato quadrangular. No topo se encontra uma abertura circular com 9 metros de diâmetro que permite a entrada de um fecho de luz no recinto.
Dentre outras figuras importantes, aqui estão as sepulturas dos pintores Rafael e Annibale Carraci, além dos monarcas Vitor Emanuel II e Humberto I.
Sua visita é gratuita, não deixe de conhecer!
Tarde
Piazza Navona, Fontana de Trevi e Vaticano
Finalizada esta agitadíssima manhã, sugerimos que o inicio da tarde comece com um pulo na Piazza Navona: serão cerca de 500 metros de caminhada até lá.
Durante o caminho, é claro, você observará detalhes da capital italiana, como o agito de suas ruas, flores nas janelas, restaurantes, padarias, dentre outros.
A Navona abriga três belas fontes (Fontana dei Quattro Fiumi, Fontana del Moro e Fontana del Nettuno) e é muito alegre, cheia de cafés, restaurantes e artistas de rua.
Ela passou de fato a caracterizar-se como praça nos últimos anos do século XV, quando o mercado da cidade foi transferido do Capitólio para lá. Aqui também está localizada a sede da Embaixada Brasileira.
A Piazza Navona fica a menos de 15 minutos a pé da Fontana di Trevi, nossa próxima parada e obviamente não poderia faltar em nosso roteiro de 1 dia em Roma.
A maravilhosa Fontana di Trevi entra naquela lista de monumentos ao ar livre que transforma Roma num verdadeiro museu a céu aberto.
É também um dos ícones da cidade, um lugar que vive repleto de turistas que adoram observar a fonte e fazer pedidos jogando uma moeda em suas águas.
Após esta deliciosa visita, tentamos encaixar uma visita rápida ao Vaticano: é claro não vai dar para conhecer o Museu e nem entrar na Capela Sistina, mas a visita à Praça de São Pedro será muito gostosa!
Para chegar lá, você precisará caminhar um pouquinho mais: serão cerca de 10 minutos (800 metros) para chegar à estação do metrô Spagna – vale lembrar que aqui também está a Piazza di Spagna, com suas famosas escadarias.
Da estação Spagna serão 3 paradas até chegar na estação Ottaviano – S. Pietro, onde você deverá descer para chegar ao Vaticano.
O Vaticano é a sede da Igreja Católica e a residência oficial do Papa. Aproveite para passear por aqui, conhecer a Praça de São Pedro e ver a Basílica de São Pedro.
Ufa! Esta com certeza será uma tarde incrível!
Para finalizar este roteiro de 1 dia em Roma, pensamos em algo mais tranquilo para sua noite.
Noite
Rio Tibre e Trastevere
Após visita ao Vaticano, tente explorar um pouco da região, conheça o Rio Tibre e aviste o Castelo de Sant´Angelo. Não vale a pena entrar nele, pois o tempo é corrido e o local não tem nada muito atrativo.
Para finalizar seu grande dia, a sugestão é ir para além do Rio Tibre, em Trastevere
A origem do nome nos indica exatamente isso: Trastevere significa além do Rio Tibre (ou Tevere).
É possível ir a pé (serão 2,0 km) ou de táxi.
Trastevere é charmoso, apaixonante e o bairro mais boêmio de Roma.
A ideia aqui é justamente contrária ao restante do dia: faça tudo sem pressa.
Aqui só vamos sugerir que você caminhe até a Piazza Santa Maria in Trastevere e conheça a Basílica de mesmo nome.
A partir daí, sinta-se livre para explorar esse delicioso bairro que é realmente apaixonante.
Te deixaremos livre para escolher a dedo um bom restaurante típico italiano para jantar: opções não vão faltar!
Essa é nossa sugestão de roteiro de 1 dia em Roma.
Espero que tenha gostado! 😉
Será sim bem corrido e claro que muitos locais maravilhosos ficarão para uma próxima vez, porém, os ícones mais famosos da capital italiana poderão ser conhecidos.
Comentários