Roteiro de 2 dias em Florença (pela primeira vez)

Confira o roteiro de 2 dias em Florença que preparamos para você!

Nesse período será possível conhecer alguns dos principais ícones da capital da Toscana e despertar a vontade de voltar por muito mais tempo.

Dedicar 2 dias em Florença é um período razoável para conhecer o básico e aproveitar a capital da belíssima região da Toscana, famosa por ser um destino romântico, além de ser o berço do Renascimento, não faltando atrações e locais maravilhosos para visitar.

Aqui vamos dar algumas sugestões de bons passeios para fazer nesse espaço de tempo.

2 dias em florença

Com esse roteiro de 2 dias em Florença, você vai:

  • Tomar um gostoso café da manhã, com direito a cappuccino e cornetti;
  • Andar pela Ponte Vecchio, avistando o rio Arno e conhecer o Palazzo Vecchio;
  • Visitar o principal ícone da cidade: a Catedral Santa Maria del Fiore;
  • Apreciar a escultura de David na Galleria Dell´Academia;
  • Visitar o museu mais famoso de Florença, a Galleria degli Uffizi;
  • Conhecer o Mercado Central e aproveitar para comer um delicioso prato típico italiano;
  • Visitar a impressionante Capela Médici no interior da Basílica de San Lorenzo; 
  • Apreciar um maravilhoso pôr do sol na Piazzale Michelangelo;

Roteiros Completos pela Europa

Visitar a Itália costuma ser um sonho antigo e comumente incluímos esse passeio com outros destinos da Europa. Se for o seu caso, aproveite para acessar sites do Grupo Viajar e conferir nossos Roteiros Completos de ParisLisboa e Itália.

Nosso objetivo é que esses 2 dias em Florença sejam inesquecíveis!

Vamos lá?

Roteiro de 2 dias em Florença 

Dia 1: Ponte Vecchio, Catedral Santa Maria del Fiore e Galleria Dell´Academia

Nossa primeira dica para desfrutar ao máximo seus 2 dias em Florença é que você busque acordar o mais cedo possível. 

Para te motivar nessa missão, sugerimos começar o dia com um típico café da manhã numa das deliciosas padarias italianas.

Opções pela cidade não vão faltar.




Dentre as variedades do que comer, sugerimos o café, cappuccino e cornetti. Será bem gostoso e te dará um super animo logo pela manhã. 

+ Você sabia que Seguro Viagem é obrigatório na Europa? Compare várias seguradoras neste Site de Busca de Seguros Online. O orçamento sai na hora!

Depois desse delicioso pontapé inicial, o primeiro local que indicamos que você visite será um dos mais famosos ícones da cidade, a Ponte Vecchio.

Como Florença é uma cidade plana, geralmente bastará uma curta caminhada para chegar lá.

 

Sobre o Rio Arno, a Ponte em arco medieval sobreviveu à Segunda Guerra Mundial (acredita-se que não destruí-la foi uma ordem direta de Hitler).

Antigamente, na Ponte Vecchio ficavam os curtumes da cidade. Atualmente, o local abriga inúmeras joalherias de renome.

Por aqui, repare bem na arquitetura e aprecie as belíssimas (e caríssimas) jóias.

Esta região também é muito agradável e animada, um dos cartões postais da cidade. Por isso, desfrute da paisagem para tirar aquela sonhada foto. 

Após visitar a Ponte Vecchio, siga a pé por cerca de 300 m até a Piazza della Signoria, uma das mais belas praças de Florença.

O local abriga inúmeras esculturas, dentre elas, uma réplica de David de Michelangelo. A original esteve na Praça até 1873, quando foi transferida para a Galeria dell’Accademia. 

Ainda pela praça, você avistará o imponente Palazzo Vecchio, onde atualmente funciona a prefeitura de Florença e conta com uma torre de 95 metros que possibilita uma impressionante vista para a Catedral Santa Maria del Fiore.

Vale muito a pena visitá-lo!

+ Adquira seu ingresso “evite filas” com guia de áudio para o Palazzo Vecchio, antecipadamente, aqui! 

Após essa maravilhosa visita à Piazza della Signoria, continuando muito bem a sua manhã, será hora de visitar o verdadeiro coração de Florença, a Piazza del Duomo.

O local fica a cerca de 500 m a pé, numa caminhada gostosa, passando por prédios históricos, lojas interessantes, sorveterias, etc.

Explore tudo sem pressa!

Nesse momento, pode ser que você também já esteja um pouco cansado e com fome. Aproveite a oportunidade para experimentar as delicias da cidade, seja um spaghetti, uma bistecca alla fiorentina, etc. 

O complexo da Piazza del Duomo inclui uma das igrejas mias impressionantes e bonitas de todo o mundo: a Catedral Santa Maria del Fiore, além do Batistério, do Campanário de Giotto, a Cúpula de Brunelleschi e o Museu dell´Opera.

Sem sombra de dúvidas, é o maior símbolo da cidade.

A Catedral de estilo gótico renascentista foi resultado de um trabalho que se estendeu por seis séculos, cujo inicio se deu em 1296, no século XIII, tendo sua fachada finalizada somente no século XIX.

Majestosa, feita em mármore branco, vermelho e verde, a Catedral atrai milhares de turistas todos os anos, que ficam deslumbrados com sua imponência e beleza.

Uma das visitas mais procuradas é subir no Campanário de Giotto ou mesmo na Cúpula de Brunelleschi, onde é possível apreciar impressionante vista da cidade.

+ Quer escapas das enormes filas? Adquira seu ingresso para a Catedral com visita à Cúpula antecipadamente aqui!




Após, sugerimos um pulo na Galleria dell´Academia: serão cerca de 500 metros de caminhada até lá.

Além do mais, trata-se de um museu pequeno, portanto, uma visita tranquila para se fazer nessa primeira parte do roteiro de 2 dias em Florença.

A Galeria da Academia abriga a estátua de David, uma das esculturas mais famosas do grande artista renascentista Michelangelo, sendo esta a principal obra que atrai milhares de visitantes ao museu.

Muitas das obras de arte que estão na Galeria foram encomendadas e faziam parte da coleção da poderosa família Médici, governantes de Florença.

Além da estátua de David, os salões da Academia oferecem aos visitantes obras de outros ilustres artistas italianos, como Botticelli, Domenico Ghirlandaio, Pontormo, Andrea del Sarto, Allessandro Allori e Orcagna.

+ Garanta seu ingresso para a Galeria da Academia sem filas comprando antecipadamente aqui!

Após esta maravilhosa visita, aproveite para perambular pela região.

Gostamos de deixar as noites livres para nossos leitores.

Podemos sugerir procurar um bom restaurante e se deliciar sem pressa alguma.

Dia 2: Galleria Uffizi, Mercado de San Lorenzo, Capela Médici e Piazzale Michelangelo

Continuando seu roteiro de 2 dias em Florença, sugerimos que dedique, no mínimo, uma manhã para conhecer o maior e mais famoso museu da cidade: a Galleria degli Uffizi.

A exposição conta com obras do século XII ao século XVIII, com a melhor coleção do período mais marcante da cidade, o Renascimento. Dentre os principais artistas, destacam-se: Leonardo da Vinci, Caravaggio, Michelangelo, Ticiano, Rafael e Botticelli.

As principais obras de arte em exposição da Galeria Uffizi são os quadros “Primavera” e “O Nascimento de Vênus”, do pintor Sandro Botticelli.

É um passeio completo e muito cultural, que representa bem a história da cidade e merece ser apreciado durante uma visita à capital da Toscana.

+ Garanta seu ingresso a Galeria Uffizi sem filas aqui! Vale muito a pena!

Depois desse passeio mega cultural, você pode querer relaxar um pouco. 

Deixaremos você livre para decidir o que comer pela cidade, mas vamos sugerir uma visita ao Mercado Central de Florença.

Será possível chegar lá a pé, numa caminhada de 20 mins (cerca de 1,5 km), passando por pontos turísticos como a Piazza della Signoria e Catedral Santa Maria Del Fiore.

No Mercado, aproveite da boa gastronomia italiana.

O 1º andar abriga um mercado comum, com opções de queijos, salames, frutas, massas, carnes, peixes, etc.

No 2º andar, encontra-se um ambiente bem animado, com opções de comes e bebes para todos os gostos – desde a tradicional pizza, lanches, até pratos mais elaborados, além de escola de culinária, enoteca, gelateria, confeitaria e muito mais!

Após conhecer o Mercado Central, caminhe por mais 250 metros até a Basílica de San Lorenzo.

De 393, essa é a igreja mais antiga de Florença. Ela foi ampliada por volta de 1060 e seu templo como é conhecido hoje foi projetado em 1419 por Brunelleschi.

Dentro da Basílica existem obras de Rosso Fiorentino, Desiderio Settignano, Donatello e Bronzino.

Não se deixe enganar pela fachada singela da igreja pois, por dentro, ela é impressionante!

A igreja de San Lorenzo era o templo oficial dos Médici.

+ Também é possível adquirir seu ingresso para a Capela Médici antecipadamente aqui!

Ufa! Esta com certeza será uma tarde incrível!

Para finalizar este roteiro de 2 dias em Florença, pensamos em algo mais tranquilo para sua noite. 




Após visita a Basílica de San Lorenzo, você estará pertinho (500 m a pé) da Basílica de Santa Maria Novella e da “Stazione Scalette”, ponto onde será possível pegar o ônibus linha 12 ou 13 em direção a Piazzalle Michelangelo.

Nossa ideia é desacelerar, especialmente porque a partir dela dá para apreciar uma das mais belas vistas da cidade.

O local também é um excelente ponto para curtir o fim de tarde, aproveitando, é claro, o maravilhoso pôr do sol.

Após curtir a vista, aproveite para tomar um delicioso Spritz ou qualquer outro drink de sua preferência no local.

Será uma excelente forma de finalizar seu segundo dia em Florença.

Após curtir a Piazzale Michelangelo, voltando para o centro histórico, te deixaremos livre para escolher um bom restaurante típico italiano para jantar: opções não vão faltar! 

Essa é nossa sugestão de roteiro de 2 dias em Florença.




Espero que tenha gostado! 😉

Será sim bem corrido e claro que muitos locais maravilhosos ficarão para uma próxima vez, porém, os ícones mais famosos da capital da Toscana poderão ser conhecidos. 

Você sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa? 

Agora que você já tem o roteiro de 2 dias em Florença, outra dica valiosa que reforçamos sempre é a importância do Seguro Viagem Internacional. Para cotar o seu, clique neste Site de Busca de Seguros On-Line. É garantia de economia, isso sem contar que dá p/ parcelar em 6 sem juros! Não deixe de conferir.




Depois de ler o nosso Roteiro de 2 dias em Florença, VEJA TAMBÉM:

Valéria Durães

A idealizadora e autora do Grupo Viajar é advogada por profissão e blogueira por paixão. Adora conhecer novas culturas, línguas e locais, assim como tem paixão por fotografia e história. Estudiosa e entusiasta sobre roteiros de viagem, tem como objetivo ajudar você a tirar do papel aquela tão sonhada viagem, organizando e deixando tudo com a sua cara, através de informações práticas e pequenas dicas.

Você pode gostar...