Roteiro de 2 dias em Roma (pela primeira vez)
Confira o roteiro de 2 dias em Roma que preparamos para você! Esse tempo será suficiente para se encantar pela Cidade Eterna e querer voltar com muito mais tempo!
Dedicar apenas 2 dias em Roma é pouco e se aceitar nossa sugestão, recomendamos que tente ficar mais tempo pela capital italiana. O mínimo seria ficar de 3 a 4 dias e ainda assim, teria que deixar vários passeios bacanas de lado.
De toda forma, independente do motivo que levou você a ficar apenas 2 dias em Roma, quando mais planejado for o roteiro, melhor.
Com esse roteiro de 2 dias em Roma, você vai:
- Se encantar pelo Coliseu e andar pelo Fórum Romano;
- Visitar a Piazza Venezia;
- Conhecer o imponente Pantheón e ali mesmo comer uma bruschetta inesquecível;
- Andar pela Piazza Navona e conhecer suas fontes;
- Se deslumbrar com a maravilhosa Fontana di Trevi;
- Conhecer a famosa escadaria da Piazza di Spagna;
- Entrar na murada Cidade do Vaticano, conhecer a Praça de São Pedro e a Basílica de São Pedro;
- Conhecer os Museus Vaticanos, dentre eles, a belíssima Capela Sistina;
- Apreciar o suntuoso Castelo de Sant´Angelo e ver o Rio Tibre;
- Passear sem pressa e comer no delicioso bairro de Trastevere.
Nosso objetivo é que esses 2 dias na Cidade Eterna sejam inesquecíveis!
Vamos lá?
Roteiro de 2 dias em Roma
Dia 1: Coliseu, Forum Romano, Pantheón e Fontana de Trevi
Gostamos de começar nossos roteiros de forma impactante, portanto, o primeiro local a visitar será o mais imponente dos monumentos da capital italiana: o Coliseu.
Ele abre para visita a partir das 08:30.
Portanto, procure acordar cedo, coma algo rapidinho e siga para a estação do metrô mais próxima em direção ao local.
O nome da estação que você deverá descer é bastante óbvio: Colosseo.
Este, sem dúvida, é o monumento mais importante de Roma e até mesmo de toda Itália. Em 2007 ele foi eleito, informalmente, uma das sete maravilhas do mundo moderno. E não é?!
Suntuosa, sua edificação é muito antiga, com conclusão datada em 80 d.C.
+ Compre seu ingresso para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino antecipadamente clicando aqui.
Durante o Império Romano, o Coliseu era usado para combates de gladiadores e espetáculos públicos, tais como simulações de batalhas marítimas, caças de animais selvagens, execuções, encenações de batalhas famosas e dramas baseados na mitologia clássica.
Estando por lá, você poderá visitar o interior do edifício que é muitíssimo interessante, sendo esta uma atração paga.
Quando comprar o ingresso para visitar o Coliseu, nele já estará incluído o passeio pelo Forum Romano, que você poderá acessar numa curta caminhada.
Conjuntamente com o Coliseu, passear pelo Fórum Romano é transportar-se ao coração do Império Romano, pois durante séculos, este foi o centro de poder e da vida pública romana.
Aqui ocorriam cerimônias, eleições, discursos públicos, processos criminais, confrontos entre gladiadores e também funcionava como centro dos assuntos comerciais.
A visita consiste mais em conhecer suas ruínas e imaginar como funcionavam essas construções de grande importância cultural.
Após estas visitas através dos séculos, vale caminhar de volta até o Coliseu, seguindo por mais 1,5 km (cerca de 20 minutos) até a Piazza Venezia.
A Piazza Venezia é uma grande praça, dominada pelo enorme monumento a Vittorio Emanuele II (“Il Vittoriano”, uma homenagem ao primeiro rei da Itália Unificada).
De lá, siga por mais 800 metros até chegar ao Panthéon.
Aqui você poderá visitar o monumento e dar uma parada para recuperar o fôlego, tomando um Spritz ou um Vinho e comendo uma deliciosa bruschetta de frente ao Pantheón – aqui estão várias opções de restaurantes para você curtir.
O imponente Pantheón, construído entre 27 a 14 a.C, é um dos monumentos mais bem preservados da Roma Antiga.
Dentre outras figuras importantes, aqui estão as sepulturas dos pintores Rafael e Annibale Carraci, além dos monarcas Vitor Emanuel II e Humberto I. Sua visita é gratuita, não deixe de conhecer!
Finalizando esta agitadíssima manhã, sugerimos que o inicio da tarde comece com um pulo na Piazza Navona: serão cerca de 500 metros de caminhada até lá.
Durante o percurso, é claro, você observará detalhes da capital italiana, como o agito de suas ruas, flores nas janelas, muitos restaurantes típicos, padarias, dentre outros.
A Navona abriga três belas fontes (Fontana dei Quattro Fiumi, Fontana del Moro e Fontana del Nettuno) e é muito alegre, cheia de cafés, restaurantes e artistas de rua.
Aqui também está localizada a sede da Embaixada Brasileira.
A Piazza Navona fica a menos de 15 minutos a pé da Fontana di Trevi, nossa próxima parada que obviamente não poderia faltar em nosso roteiro de 2 dias em Roma.
A maravilhosa Fontana di Trevi entra naquela lista de monumentos ao ar livre que transforma Roma num verdadeiro museu a céu aberto.
É também um dos ícones da cidade, um lugar que vive repleto de turistas que adoram observar a fonte e fazer pedidos jogando uma moeda em suas águas.
Após a visita a Fontana de Trevi, para finalizar seu primeiro dia em Roma, deixaremos você mais livre para passear sem obrigações, sendo nossa sugestão que você escolha “a olho” um bom local para jantar pela cidade.
Dia 2: Praça da Espanha, Vaticano, Rio Tibre e Trastevere
Com 2 dias em Roma, é possível dedicar um dia inteiro para visitar a murada Cidade do Vaticano, visitando os famosos Museus Vaticanos, a Basílica e a Praça de São Pedro.
Será um passeio muito significante e cultural.
Vale lembrar que a visita aos Museus Vaticanos é muito concorrida, portanto, uma opção é agendar online, assim você não perde tanto tempo aguardando na fila para compra de ingressos.
Assim você também garante que no dia em planejado para conhecer, os museus estarão abertos para visita.
Inicialmente, vamos sugerir que você comece seu dia com um delicioso café da manhã e depois visite a Piazza di Spagna, com suas famosas escadarias.
De lá, para chegar ao Vaticano é muito simples: pegue por ali mesmo o metrô na estação Spagna: serão 3 paradas até chegar na estação Ottaviano – S. Pietro, onde você deverá descer para chegar ao Vaticano.
O Vaticano é a sede da Igreja Católica e a residência oficial do Papa.
Aqui estão localizados os Museus Vaticanos. Os museus têm esse nome no plural justamente por abranger um aglomerado de museus, dentre eles Capela Sistina, Salas de Rafael, Museu Pio Clementino, Museu Gregoriano Etrusco, Museu Gregoriano Egípcio, Museu Chiaramonti, Salas dos Mapas, Pinacoteca Vaticana e muito mais!
Por esta razão, visita-los será intenso e merece ser muito bem planejado. O local mais disputado e procurado, claro, é a Capela Sistina. É lá que o Papa conduz missa e é também onde o Conclave se reúne para eleger um novo Papa.
Na Capela você apreciará obras-primas belíssimas. No teto são afrescos contendo cenas do Antigo Testamento, dentre elas uma das mais famosas de Michelangelo, “A Criação de Adão”. Na parede do altar, outra obra do pintor se destaca: “O Juízo Final”.
No Museu Gregoriano Etrusco você terá acesso à objetos do povo etrusto do século IX a.C ao século I a.C, como cerâmicas, bronzes, objetos em ouro e prata.
No Museu Gregoriano Egípcio será possível ver várias peças egípcias e até mesmo sarcófagos e uma múmia, com explicações de como funcionava o processo de mumificação.
As Salas de Rafael são um grupo de quatro aposentos decorados entre 1508 e 1524 pelo grande pintor renascentista e seus auxiliares, a pedido do Papa Júlio II.
No Museu Pio Clementino está uma estátua de Hércules, já na Pinacoteca Vaticana você encontrará obras de Leonardo da Vinci, Rafael, Botticelli e Caravaggio.
No Museu Chiaramonti estão estátuas e bustos de imperadores romanos como Júlio César, Augusto, Trajano, etc. Muito interessante!
Após essa visita impressionante, aproveite para conhecer também a Praça de São Pedro e visitar o interior da Basílica de São Pedro.
+ Compre seu ingresso para a Basílica de São Pedro e evite filas!
Por lá, uma obra essencial para contemplar é a Pietà de Michelangelo.
A escultura de Michelangelo é uma das mais famosas obras de arte do mundo e retrata a Virgem Maria de luto após a morte do seu filho Jesus. Ela foi esculpida quando Michelangelo tinha pouco mais de 20 anos de idade.
Após visita ao Vaticano, tente explorar um pouco da região, conheça o Rio Tibre e aviste o Castelo de Sant´Angelo. Não vale a pena entrar nele, pois o tempo é corrido e o local não tem nada muito atrativo.
Para finalizar seu grande dia, a sugestão é ir para além do Rio Tibre, em Trastevere.
A origem do nome nos indica exatamente isso: Trastevere significa além do Rio Tibre (ou Tevere).
É possível ir a pé (serão 2,0 km) ou de táxi.
Trastevere é o mais charmoso, apaixonante e boêmio bairro de Roma.
A ideia aqui fazer tudo sem pressa. Será a melhor forma de finalizar seu roteiro de 2 dias em Roma.
Aqui só vamos sugerir que você caminhe até a Piazza Santa Maria in Trastevere e conheça a Basílica de mesmo nome.
A partir daí, sinta-se livre para explorar esse delicioso bairro que é realmente apaixonante.
Te deixaremos livre para escolher a dedo um bom restaurante típico italiano para jantar: opções não vão faltar!
Essa é nossa sugestão de roteiro de 2 dias em Roma.
Será sim bem corrido e claro que muitos locais maravilhosos ficarão para uma próxima vez, porém, os ícones mais famosos da capital italiana poderão ser conhecidos.
Então é isso, espero que tenham gostado! 😉 Se você puder ficar mais que 2 dias em Roma, veja nossos outros Roteiros.
Agora que você já tem o roteiro de 2 dias em Roma, outra dica valiosa que reforçamos sempre é a importância do Seguro Viagem Internacional. Para cotar o seu, clique neste Site de Busca de Seguros On-Line. É garantia de economia, isso sem contar que dá p/ parcelar em 6 sem juros! Não deixe de conferir.
VEJA TAMBÉM:
Comentários